Deus pode ser definido de múltiplas maneiras conforme cada religião, seita, doutrina, filosofia ou cultura. Neste artigo, vou me ater ao Deus da Bíblia, pois diferentemente de outros deuses, Ele se revelou no passado para várias pessoas (não somente para uma única pessoa como em algumas religiões e seitas), e esta revelação foi narrada em vários livros que compõe a Bíblia Sagrada. Isto significa que o Deus da Bíblia não é fruto da nossa fértil imaginação. Ele é real.
Atualmente, a Bíblia é nossa fonte de revelação, pois ela contém as informações que precisamos saber a respeito de Deus. Por isto, os cristãos consideram a Bíblia como a Palavra de Deus.
E o que a Bíblia nos diz sobre quem é Deus?
Em primeiro lugar, precisamos admitir que ninguém tem a capacidade de compreender completamente quem é Deus, pois nossa compreensão e as palavras humanas são limitadas e Deus é ilimitado. A própria Bíblia diz isso em Isaias 55:8-9: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o SENHOR. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.
Os atributos de Deus podem ser divididos didaticamente em duas classes: os atributos exclusivos e os não exclusivos. Gostaria de enfatizar que os atributos descritos abaixo não são exaustivos, pois, como já afirmei acima, Deus é ilimitado.
Atributos exclusivos
Então, vamos ver alguns atributos considerados exclusivos de Deus:
- É o criador de todas as coisas (Gênesis 1:1) juntamente com Jesus Cristo (João 1:3) e o Espírito Santo (Gênesis 1:2).
- Deus é único. É um em essência (Deuteronômio 6:4), porém Ele é trino em pessoa. Ele é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28:19). Por isso, quando nos referimos a Deus, podemos estar falando de Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito Santo, dependendo do contexto.
- Deus é Espírito (João 4:24). Deus não é um velho no céu. Muito menos é uma “energia” ou uma “luz”. Deus é um Ser real que criou o homem à Sua imagem e semelhança. Deus é um Ser pessoal. Ele é o Deus vivo (Jeremias 10:10), e quer ter um relacionamento profundo conosco. Por isso fazemos parte do povo exclusivo de Deus (1 Pedro 2:9).
- Deus é Todo-Poderoso (Gênesis 17:1), é o sustentador de todas as coisas (Hebreus 1:3) e n’Ele tudo subsiste (Colossenses 1:17). Por isso todo o universo e tudo que nele há, funciona de maneira tão perfeita.
- Deus é auto-existente e eterno (Salmos 90:2). Ele não foi criado por ninguém, sempre existiu e sempre existirá.
- Deus é imutável (Tiago 1:17). Significa que tanto Seu ser como Suas perfeições ou os Seus propósitos e promessas não se alteram nunca.
- Deus é onipresente (Salmos 139:7-10), onisciente (Salmos 139:1-6), e onipotente (Apocalipse 1:8). Deus é infinito e não é fácil entender esta característica. Como inventor do tempo e espaço, não há nenhuma limitação para Ele.
- Deus é soberano e tem o domínio sobre tudo e sobre todos (Salmos 103:19). Nada acontece sem a permissão de Deus, mas nós somos responsáveis pelas nossas ações (Romanos 2:6-8).
Atributos não exclusivos
A Bíblia também nos ensina sobre os atributos que não são exclusivos de Deus, ou seja, que em uma pequena parte nos foi passado quando Ele nos criou, afinal, fomos criados à Sua imagem e semelhança.
- Deus é amor (1 João 4:8) e quer nos dar a vida eterna. Deus nos criou por amor, não por necessidade de ser amado ou adorado.
- Deus é Santo e puro (1 Samuel 2:2), justo e fiel (Isaías 61:8). Portanto, todos que pecarem (se tornarem impuros) e não se arrependerem (não se purificarem), irão enfrentar o juízo de Deus e sua consequência: a morte eterna (Romanos 6:23).
- Deus é bom (Salmos 34:8). O nosso Deus é um Deus bom, Ele está sempre de coração aberto para nos amar, perdoar e abençoar.
- Deus é misericordioso (Lamentações 3:22). Apesar de merecermos ser castigados pelos nossos pecados com a morte eterna, Ele, em Sua misericórdia, nos resgatou das trevas para a Sua luz, dando-nos a salvação para a vida eterna (Efésios 2:1-5).
- Deus é infinitamente mais sábio do que os homens, seja em entendimento, conhecimento, inteligência, em todo o saber (Salmos 147:5).
- Deus é paz (1 Coríntios 14:33). Ele é o único que nos dá a verdadeira paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
- Tudo que vem de Deus é verdadeiro, confiável e infalível (Números 23:19). Tudo que contradiz a Sua Palavra não provém d’Ele. Por isso é muito importante estudarmos e conhecermos a Bíblia Sagrada, que contém a Palavra de Deus, para não sermos enganados por falsos deuses e falsos profetas.
E então, quem é Deus? Ele é o nosso Criador. Ele é santidade e perfeição. Ele é amor, verdade e justiça. Ele é bom, fiel, misericordioso e Seu amor dura para sempre. Ele é nosso Senhor e Salvador. Ele é o nosso único e verdadeiro Deus. Ele é tudo isso e infinitamente mais!