O que é a fé?

Existem vários significados para a palavra fé como, por exemplo, apoio, confiança, convicção, crença, esperança, crédito, religião, etc. Talvez o sentido mais comum, em nosso cotidiano, seja o de uma convicção ou crença em algo ou alguém, ou de uma esperança de que algo poderá acontecer. E na Bíblia, o sentido seria o mesmo ou seria diferente?

O QUE SIGNIFICA FÉ DE ACORDO COM A BÍBLIA?

A Bíblia define fé da seguinte forma: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” (Hebreus 11:1 – NAA). Na versão TB, a Bíblia diz: “Ora, a fé é a substância das coisas esperadas, a prova das coisas não vistas”. De acordo com a Bíblia, ter fé é crer no invisível, como disse Agostinho de Hipona. É crer no sucesso antes mesmo de ver com seus olhos naturais.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FÉ E CRENÇA?

Fé e crença são usadas, muitas vezes, como sinônimos, mas há uma grande diferença entre elas. A crença age em nossa alma, ou seja, no intelecto e racional e a fé age em nosso espírito, ou seja, em nosso coração. A crença é uma opinião sobre algo que é construída através do conhecimento adquirido e que pode mudar com o tempo. A fé, ao contrário, não é construída, só pode ser recebida, dada por Deus e permanece intacta com o tempo. Podemos crescer em nossa fé, mas o fundamento permanece o mesmo. Crer que algo vai dar certo é apenas pensamento positivo. Da mesma forma, quando a fé é superficial, ou seja, não bíblica e morta (Tiago 2:14-17), terá o mesmo resultado da crença.  Por outro lado, quando a crença sai do intelecto e vai para o coração, terá o mesmo impacto que a fé bíblica, pois aí tem o mesmo significado. Como exemplos, podemos citar o que está escrito em Romanos 10:9, “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo” e em Marcos 11:23, “Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito”.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FÉ E ESPERANÇA?

A fé aponta para o presente, enquanto a esperança aponta para o futuro. A esperança é algo que desejamos ou esperamos receber no futuro, podendo gerar dúvidas se receberemos ou não. A fé requer uma base, fundamento ou substância para se mover, que é a promessa dada por Deus, seja por revelação, pela Bíblia ou outro meio. A partir dessa promessa de Deus, a fé age e materializa o invisível no momento atual, no presente. Mas, para que isso aconteça, é necessário que o que se pede esteja alinhado com as promessas e propósitos de Deus em nossa vida. Não é com a esperança que recebemos de Deus, mas sim pela fé. Por exemplo, a Bíblia diz que Jesus morreu por nossas enfermidades e doenças (Isaias 53:4). Por isso, não devemos orar “creio que serei curado algum dia”, pois isso recai na esperança e não na fé. A esperança não trará a cura e sim, a fé. Devemos orar “obrigado pela cura, louvado seja o nosso Senhor”. Devemos colocar a confiança em Deus e ter certeza de que Ele cumprirá suas promessas.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FÉ?

A fé é o fundamento do Cristianismo, pois sem fé, ninguém pode ser salvo. Em Efésios 2:8 está escrito: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Quando colocamos nossa fé em Jesus Cristo, recebemos o perdão de nossos pecados e o dom da vida eterna.

COMO OBTEMOS A FÉ?

É importante sabermos que não nascemos com a fé e não conseguimos fazer brotar a fé dentro de nós por nossa própria vontade. Nós recebemos a fé quando cremos em Jesus Cristo, seja ouvindo alguém falar sobre o Evangelho ou lendo a Bíblia: “Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, ouvir as boas-novas a respeito de Cristo” (Romanos 10:17 – NVT). A fé vem de Deus. Ele dá a todos os cristãos uma medida variada de fé (Romanos 12:3) quando cremos em Jesus Cristo para que possamos nos aproximar de Deus: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6 – NVI).

COISAS QUE ATRAPALHAM A FÉ

Muitas vezes, não conseguimos alcançar a fé desejada, pois cultivamos alguns sentimentos que atrapalham a nossa fé:

  1. Dúvida: a dúvida e fé são antagonistas. Devemos lutar contra a dúvida e recusar que isso tome o nosso coração.
  2. Medo: fé e medo também não se misturam. Elas não podem coexistir no mesmo coração.
  3. Autopiedade: ter pena de si mesmo nos coloca cada vez mais para baixo e cada vez mais longe da fé.
  4. Achar que não somos dignos: Deus não faz milagres porque nós somos dignos ou somos merecedores. Deus o faz porque Ele nos ama.
  5. Desencorajamento: pensamentos que nos tentam desmotivar ou desencorajar não vêm de Deus e nos desviam da fé. Devemos mudar o foco para as promessas de Deus em nossa vida.

COMO CRESCER NA FÉ?

Diante de dificuldades muitas vezes ficamos desanimados com a sensação de que nossa fé não é suficiente para lidar com a situação. O que devemos fazer para aumentar nossa fé?

  1. Pedir a Deus para aumentar nossa fé: ao abrirmos nosso coração a Deus, expondo nossas dificuldades e pedindo ajuda com humildade, Ele fortalecerá nossa fé (Mateus 7:7).
  2. Obedecer a Deus: todos nós cometemos erros, mas ao focar nosso objetivo em obedecer a Palavra e os Seus Mandamentos, nossa fé crescerá naturalmente, pois Ele viverá em nós (João 14:23).
  3. Aproximar de Deus: devemos tirar algum tempo do nosso dia para ler a Bíblia, livros e/ou textos cristãos, e ouvir sermões, podcasts cristãos e louvores. Isso alimenta nossa alma e nosso espírito, o que faz nossa fé se fortalecer (Hebreus 11:6).
  4. Desviar o olhar de tudo que nos afasta de Jesus: para ter nossa fé fortalecida, devemos nos focar em Jesus: “[…] olhando para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé” (Hebreus 12:2).
  5. Exercitar a fé: a fé é como um músculo. Se não usarmos ela definha. Devemos exercitar sempre, seguindo em frente, mesmo não enxergando uma saída. Devemos colocar toda a confiança em Deus, e não nas circunstâncias (Hebreus 10:38). Só assim a nossa fé crescerá e o milagre virá.

Deixe um comentário

15 − catorze =