O que significa ser cristão?

O termo cristão vem do grego Χριστιανός (Cristianos) que significa pequeno Cristo ou seja, aquele que é como Cristo. Os discípulos foram chamados pela primeira vez na Bíblia de cristãos em uma cidade chamada Antioquia (Atos 11:26) porque suas falas e comportamentos eram como Cristo. No início era um apelido, algo pejorativo, mas depois o termo “pegou” para indicar um seguidor de Cristo.

Porém, com o tempo o termo cristão se popularizou e o sentido real acabou se perdendo. Atualmente, muitos se consideram cristãos por frequentar, ocasionalmente, uma igreja, ou porque foram batizados quando bebês, ou porque nasceram em um lar cristão, ou mesmo porque simpatizam com o cristianismo.

Vamos tentar descrever abaixo o que caracteriza um verdadeiro cristão.

1- CRER EM JESUS CRISTO

  • Cristão é aquele que crê em Jesus Cristo. Segue seus ensinamentos de modo que suas atitudes, palavras e pensamentos refletem Jesus Cristo. Crê que Ele é o filho de Deus, que viveu entre nós, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou no terceiro dia e agora vive ao lado de Deus intercedendo por nós (Romanos 8:34).

2- NOVA CRIATURA RECEBENDO CRISTO

  • Não basta apenas crer em Jesus Cristo e fazer boas ações para ser considerado cristão. É necessário que o seu coração tenha mudado completamente e queira fazer a vontade de Deus e não a sua vontade. O cristão deve se afastar de atitudes, palavras e pensamentos que mostram sua verdadeira natureza carnal, onde prevalece o egoísmo, inveja, raiva, orgulho, falta de perdão, vingança, justiça própria, imoralidades sexuais, etc. Em 2 Coríntios 5:17 está escrito: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
  • Para que isso ocorra, é necessário nascer de novo (João 2:1-21), não fisicamente, mas espiritualmente. Este novo nascimento leva a uma transformação da mente (Romanos 12:2) através do Espírito Santo que agora habita no cristão, de modo que os antigos hábitos tornam-se cada vez mais desagradáveis. Esta mudança começa a ocorrer no momento em que o cristão recebe Jesus para ser seu Senhor e Salvador de sua vida. Ao confiar em Jesus, o seu caráter vai sendo moldado por Ele gradativamente (Jeremias 18:6).

3- RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO

  • Outra característica de um cristão verdadeiro é que ele mantém um relacionamento contínuo com Deus. O cristão está sempre buscando, conversando, pedindo perdão pelos erros e pecados e louvando a Deus (Salmos 63:1). Não é necessário nenhum sacerdote humano (padre, pastor, etc.) para fazer essa mediação entre o homem e Deus. Em 1 Timóteo 2:5 está escrito: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”. Jesus é o grande e Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14) que nos reconciliou com Deus (2 Coríntios 5:18).

4- DISCÍPULO E IMITADOR DE JESUS CRISTO

  • O cristão é um discípulo, seguidor e imitador de Jesus Cristo. Ou seja, tenta cada vez mais ser parecido com Jesus Cristo em todas as áreas. A Bíblia diz para sermos imitadores de Cristo (Efésios 5:1). Para imitarmos Jesus Cristo precisamos saber o que Ele nos ensinou a viver. São muitos os ensinamentos de Jesus, mas podemos resumir em dois versículos que estão escritos em João 13:34-35: “Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos”.

5- SALVAÇÃO

  • A Bíblia diz que todos, sem exceção, são pecadores (Eclesiastes 7:20). E todo pecado nos afasta de Deus (Romanos 3:23). A Bíblia diz, também, em Romanos 6:23 que a consequência do pecado é a morte (física e/ou espiritual). Ou seja, todos estão condenados eternamente ao inferno. Porém, o cristão crê na sua salvação para a vida eterna porque Deus perdoou e perdoa todos os pecados daqueles que creem verdadeiramente em Jesus Cristo. O cristão alcança o Reino de Deus não por intermédio de algum sacerdote seja de qual religião for, ou muito menos por mérito próprio. A salvação não é por boas obras, mas sim pela graça mediante a fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8-9). A graça é um favor imerecido de Deus para todos nós pecadores e crentes em Jesus Cristo.

Agora que você sabe o que é um cristão, reflita: você é um verdadeiro cristão? Se a resposta for não, qual ou quais áreas você precisa melhorar para se parecer com Jesus Cristo? O que precisar mudar, peça do fundo do seu coração a Jesus, e Ele vai te ouvir e conceder. Leia e estude a Bíblia, pois está escrito: “Meu povo perece por falta de conhecimento” (Oseias 4:6).

Deixe um comentário

5 × 2 =